:::..Feras Do Futebol..:::: Vovô violento: marcados por cartões, Flu e Bota medem forças no Brasileiro
Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Vovô violento: marcados por cartões, Flu e Bota medem forças no Brasileiro


Clássico mais antigo vê perigoso reflexo da rivalidade extracampo nos últimos duelos, os mais punidos, no Rio. Seis pontos separam a dupla

Por André Casado, Cahê Mota, EdgardMaciel de Sá e Fábio LemeRio de Janeiro
  •  
Montagem Abel Braga e Caio Junior - Fluminense x Botafogo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Abel Braga e Caio Júnior se enfrentam neste sábado
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
De morna durante algumas décadas, a rivalidade entre Fluminense e Botafogo, que se encontram neste sábado, às 18h (de Brasília), no Engenhão, tem trazido uma pitada a mais de imprevisibilidade aos clássicos recentes. Separados por seis pontos na tabela do Brasileirão, além de encerrar uma sequência de cinco empates em seis jogos pela competição, os times têm a missão de afastar o rótulo de duelo mais nervoso e violento do Rio para fecharem o primeiro turno com uma partida sem expulsões, o que só ocorreu uma vez nas últimas cinco tentativas.

Na parte técnica e nos esquemas táticos, os treinadores acreditam em uma disputa aberta, de alto nível para o público que for ao estádio. É o sistema nervoso, porém, que tem calçado as chuteiras para tumultuar o Clássico Vovô, o mais antigo do futebol nacional, com 106 anos. Nada menos do que 44 cartões amarelos foram distribuídos de 2010 para cá, média de 8,8 por jogo. Além disso, saíram oito vermelhos, 1,6 aproximadamente a cada cruzamento.

Para se ter uma ideia, Botafogo x Flamengo está logo atrás no comparativo, com 39 advertências e apenas três expulsões. O badalado Flamengo x Vasco, que sucederá a partida desta noite como a atração do domingo, nem sequer se aproxima em cartões vermelhos, com cinco. E, mesmo com as costumeiras faíscas em campo e nas arquibancadas, conta "só" com 37 amarelos. Sinal de que o duelo para saber quem tem a terceira maior torcida do Estado e as polêmicas negociações atravessadas têm se refletido perigosamente no comportamento dos artistas do espetáculo.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, a partir das 18h. O PFC transmite a partida para todo o Brasil no sistema pay-per-view - consulte o canal com sua operadora. O árbitro será Felipe Gomes da Silva (RJ), que terá como auxiliares Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
header o que esta em jogo
Fluminense: com campanha muito irregular na competição, o Tricolor entra em campo com a missão de, mais uma vez, tentar iniciar uma série de bons resultados e embalar rumo ao topo da tabela. Atual campeão, o Flu é apenas o nono colocado, com 25 pontos, mas ainda acredita em uma arrancada avassaladora no segundo turno que o leve ao bicampeonato. O tempo, porém, é cada vez mais curto. Vencer o Bota, por sua vez, diminui a distância para o último colocado entre os classificados para a Libertadores, um sonho mais palpável.

Botafogo: 
em boa fase, sobretudo atuando em casa, o Glorioso sabe que tem nas mãos uma chance de ouro para se aproximar dos líderes, uma vez que a rodada dos clássicos os colocará frente a frente. Em caso de combinação de resultados, pode virar o turno em terceiro, a três pontos do líder. A partida serve também para confirmar o momento goleador da equipe no Engenhão. Nas últimas três vezes em que pisou no gramado pelo Brasileirão, não saiu sem marcar ao menos três gols - diante de Vasco e América-MG foram quatro. Se for derrotado, pode sair da zona de Libertadores e verá o próprio Tricolor colar.
header as escalações 2
Fluminense: sem Valencia, lesionado, e Marquinho, suspenso, Abel Braga se viu obrigado a fazer duas alterações em relação ao time que perdeu para o Santos na Vila Belmiro. O treinador tenta fazer mistério, mas nas entrelinhas deixa claro que optará por Diogo na cabeça de área e Souza na armação. A dupla entrou na segunda etapa diante do Peixe e teve atuação elogiada. Fred, que deixou o campo da Vila Belmiro queixando-se de dores na coxa, não será problema. Já Marcio Rosario, que cumpriu suspensão automática, retorna na vaga de Digão. O Flu entrará em campo com Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Marcio Rosário e Carlinhos; Diogo, Edinho, Souza e Lanzini; Rafael Moura e Fred.

Botafogo: 
os problemas acabaram. Pelo menos por enquanto. Com o retorno de Loco Abreu, e sem ninguém suspenso, Caio Júnior escalará seu "time ideal", com o quarteto ofensivo formado por Maicosuel, Elkeson, Herrera e Loco. No último sábado, o segundo dessa lista esteve suspenso e foi bem substituído por Felipe Menezes. Na frente, Alex também retorna ao banco para dar vaga ao ídolo uruguaio. Assim, a formação será Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.
quem esta fora
Fluminense: Valencia, Matheus Carvalho, Deco e Araújo estão no departamento médico e não têm previsão de volta. Já Marquinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Santos, também é desfalque. O argentino Martinuccio não treinou na sexta-feira por dores musculares e é dúvida, mas pode figurar entre os reservas.
Botafogo: Everton, Caio e Bruno Tiago estavam machucados, se recuperaram, mas não estão relacionados para o clássico. Eles vão encarar o Nova Iguaçu, em jogo-treino nesta manhã, para estarem prontos para o segundo turno. De resto, o treinador alvinegro pode contar com todo o elenco, algo que não aconteceu em 18 rodadas.
header pendurados (Foto: arte esporte)
Fluminens: Diego Cavalieri, Gum, Digão, Leandro Euzébio e Rafael Moura.

Botafogo: Marcelo Mattos, Somália e Cortês
header fique de olho 2
Fluminense: com três cartões amarelos, Gum é o titular tricolor mais punido nos últimos cinco clássicos com o Botafogo. O defensor está pendurado desta vez e se repetir a dose não encara o São Paulo, quarta-feira, no Morumbi.

Botafogo: 
muitas vezes tachado de nervoso, Herrera já foi expulso contra o Fluminense e levou outros três amarelos, apesar de ser atacante. Além dele, o zagueiro Antônio Carlos, um dos principais destaques do time, também foi punido com o mesmo número de cartões frente ao clube que o revelou e precisa se acalmar neste sábado.
header o que eles disseram
Abel Braga, técnico do Fluminense: "O Botafogo está em um momento bom e isso dá confiança. A contratação do Elkeson caiu muito bem no time, o Loco tem feito gols importantes e tem um entendimento com o Herrera. O Maicosuel está recuperado, o Renato deu cadencia melhor na saída de bola... Temos que ter muito cuidado no toque de bola no campo ofensivo”.
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Será um dos jogos mais difíceis até aqui, pela qualidade do adversário, pelo nível do Fluminense e de seu técnico. Vai ser um jogo emocionante. Aliás, o Fluminense tem um detalhe importante: um nível de experiência de alguns jogadores. Assistindo às últimas partidas, constatei muita competitividade. Temos de respeitar, poderiam estar entre os primeiros. É mais culpa das lesões. Quanto aos cartões, temos tido a cabeça no lugar. Tanto que foram apenas duas expulsões no campeonato: Marcelo Mattos e Maicosuel. Creio que será diferente desta vez”.
header números e curiosidades
* No clássico dos cartões, Antônio Carlos e Herrera (Bota) e Gum e Leandro Euzébio (Flu) foram os mais punidos nas últimas cinco edições, com três amarelos cada.

* O último confronto entre Fluminense e Botafogo seguiu a sina dos últimos tempos e registrou 14 cartões. O Tricolor recebeu oito amarelos e um vermelho, enquanto o Glorioso respondeu com quatro amarelos e uma expulsão.

* Além de "violentos", Fluminense e Botafogo também costumam protagonizar clássicos equilibrados. Pelo Brasileirão, os rivais cariocas já mediram forças 36 vezes, com 11 vitórias para cada lado e 14 empates. O Alvinegro, no entanto, leva a melhor nos gols marcados: 43 a 41.
header último confronto v2
Fluminense e Botafogo se enfrentaram apenas uma vez em 2011, e o Glorioso levou a melhor. No dia 6 de fevereiro, o Tricolor estreava Rafael Moura, que deixou sua marca duas vezes, mas foi superado por 3 a 2. Renato Cajá, Loco Abreu e Herrera foram os responsáveis pela vitória alvinegra em partida válida pela Taça Guanabara. Neste jogo, Loco Abreu desperdiçou um pênalti ao cobrar com a famosa cavadinha, defendida por Diego Cavalieri.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Futebol AKI

 
http://1.bp.blogspot.com/-GDVUJm8umhc/Tk-ntAbi_wI/AAAAAAAAAJw/hXFXv5a5ySM/s1600/22.png